Vulcão de Chaiten

Vista do Espaço  Três dias após esta imagem, o Vulcão Chaiten ao Sul do Chile entrou em erupção, espelindo densas nuvens de cinzas vulcânicas ao longo do continente. A primeira imagem mostra a Terra em cores reais, já a segunda foi aplicado um efeito de infravermelho. A nuvem de pó vulcânico cruza a fronteira do Chile e atravessa a Argentina alcançando o Atlântico por onde se estende por mais centenas de kilômetros.

  Uma camada de 15cm de cinzas acumulou-se nos arredores da erupção causando a extinção de algumas espécies nativas devido a contaminação das águas e das reservas de alimentos.

  Segundo testes de radiocarbono o Vulcão Chaiten estava adormecido desde 7420 aC. Depois da primeira erupção em 2 de Maio o Vulcão voltou a espelir lava no dia 6 de Maio provocando a retirada as pressas da população local.

 

 

   (Foto, Carlos Gutierrez).Nuvem Piroclástica                                                             

    Impressionates essas imagens do vulcão Chaiten no Chile, as colunas de fumaça cegaram a 16,8Km na atmosfera cerca 55000 pés de altura e provocaram a retirada de 5000 pessoas de dois vilarejos próximos ao evento. É importante ponderar sobre as toneladas de SO2 liberado pela erupção de um vulcão, entre outros gases responsáveis pelo efeito estufa. Durante meses esses gases vão se espalhar pela superfície do planeta e agravar a já complicada situação do aquecimento global.

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

One Response to Vulcão de Chaiten

  1. Tilson Prates disse:

    É um espetáculo dantesco lindo e impressionante ao mesmo tempo, porém serve para mostrar ao homem que a natureza é muito mais poderosa que o ser que tenta destruí-la. Inexoravelmente ela cobra em dobro todos os males que nós a ela impigimos, mais hoje ou amanhã pagaremos por tudo que a ela fizermos.
    Tilson Prates.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s